Regionais da EMATER de Capanema e São Miguel do Guamá recebem o 5° Encontro de Gestão e Governança

29/06/2024 13h39 - Atualizada em 21/07/2024 19h13
Por Ivana Suene da Costa Barreto Souza

O 5° Encontro de Gestão e Governança no serviço público promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) teve como público os servidores das regionais de Capanema e São Miguel do Guamá.  O evento ocorreu nesta sexta-feira, 28, no Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação Tecnológica e Pesquisa Aplicada do Nordeste Paraense, pertencente à Empresa. 

A ação tem o intuito proporcionar a integração entres os servidores e a presidência da Empresa, além de orientações para que possam melhorar ainda mais a qualidade dos atendimentos dos extensionistas no campo. E foi dividido em dois momentos, um realizado pela manhã sobre o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROATER) como instrumento de Planejamento e Governança da EMATER e documento público do compromisso anual assumido pelo  Estado para com a sociedade, com a extensionista e médica veterinária Cristiane Fonseca Costa Corrêa, e Joel Brito, assessor Jurídico falou sobre as Atribuições e Responsabilidades dos empregados públicos da EMATER. 


E os planejamentos e metas da regional de Capanema, assim como os resultados de suas ações do quadrimestre foram apresentados pelos servidores aos gestores. 

"Estamos nas Regionais para realizar a primeira avaliação do quadrimestre, que envolve as ações do PROATER, um compromisso da Emater para a região, para que possamos redirecionar algumas ações que não estão sendo realizadas adequadamente, e outras serem intensificadas e assim, atingir as metas com atendimentos de qualidade", comentou o presidente da EMATER, Joniel Abreu. 

Pela tarde, foi a vez da regional de São Miguel do Guamá apresentar seus planejamentos, metas e os resultados de suas ações do quadrimestre, recursos e orçamentos, planejamento e resultados das ações com a coordenadoria de planejamento e coordenadoria de finanças. Sendo finalizado com a fala do presidente Joniel Abreu sobre as orientações gerais da gestão. 

A Regional Capanema é composta por 15 municípios: Guatipuru, Nova Timboteua, Cachoeira do Piriá, Bonito, Tracauateua, Augusto Corrêa, Bragança, Ourém, Primavera, Santa Luzia, Viseu, Salinópolis, Peixe Boi, São João de Pirabas e Santarém Novo. 

Enquanto a regional de São Miguel do Guamá é formada pelos municípios de São José do Piriá, Ulianópolis, Mãe do Rio, Ipixuna do Pará, Garrafão do Norte, São Domingos do Capim, Irituia, Nova Piriá, Dom Eliseu, Paragominas , Capitão poço 

Este é o quinto encontro promovido pela gestão da EMATER abordando esta temática. O primeiro aconteceu no município de Santarém, destinado aos servidores da regional local e dos escritórios do próprio município, e dos cidades de Mojuí dos Campos e Belterra. Seguido por em Belém com as regional das Ilhas, Altamira e Abaetetuba e seus respectivos servidores.