21/08/2020 17h00 - Atualizada em 17/11/2024 14h48 Por
Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará
O programa Territórios Sustentáveis do governo do Estado, um dos pilares do Plano Estadual Amazônia Agora, já conta com 226 agricultores inscritos, de acordo com a última atualização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente Sustentabilidade (Semas), responsável por validar as inscrições que são realizadas, em campo, pelos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O agricultor também tem a opção de realizar a inscrição pelo site da Semas.
Cleide Amorim, presidente da Emater Foto: Veloso Júnior - Emater
No final deste mês, os órgãos envolvidos no TS voltam a campo para iniciar a segunda etapa de ações, nos municípios de São Félix do Xingu e Tucumã, na região sudeste. Além da continuidade das inscrições, ocorrerá a aplicação de palestras e orientações aos técnicos e agricultores envolvidos.
“Vamos aplicar um diagnóstico de campo para conhecer a realidade dos agricultores e, se necessário, adequar as propriedades, para que atendam os objetivos do TS. Os técnicos envolvidos também receberão capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A intenção é visitar mais propriedades e aumentar o número de inscritos no programa”, afirmou a presidente da Emater, Cleide Amorim.
EMATER
Dada a sua capilaridade, com presença física nos 144 municípios paraenses, a Emater terá um papel importante no TS, já que exerce assistência e extensão rural direta dentro da propriedade dos agricultores. Nas ações, técnicos farão visitas aos produtores para apresentar o programa e também realizar as inscrições. Vai aplicar também diagnósticos nas propriedades, levar tecnologias que serão aplicadas e vai trabalhar a elaboração de projetos de crédito junto aos agricultores.
“Com isso, o TS pretende garantir avanços econômicos e tecnológicos do setor rural, aliado às boas práticas ambientais. Na primeira etapa, os agricultores receberam muito bem os representantes do Governo em suas propriedades e isso é importante, mostra que estão disponíveis em fazer parte, em contribuir”, finaliza a titular da Emater, Cleide Amorim.
Neste primeiro momento, o trabalho é desenvolvido na área da PA-279, com mais de 674 vagas para produtores dos municípios de Água Azul do Norte, Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu.
Além da Emater, fazem parte do grupo de trabalho do Territórios Sustentáveis as seguintes secretarias e órgãos: Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará); Instituto de Terras do Pará (Iterpa); Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap); Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme); e Semas.
No último dia 4 de agosto, o governador Helder Barbalho assinou o decreto nº 941, publicado no Diário Oficial, que institui o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) e cria o Comitê Científico e o Núcleo Permanente de Acompanhamento do Plano. O documento determina que o PEAA é a plataforma de ação do Pará que visa estabelecer o modelo de desenvolvimento baseado na conservação e valorização de ativos ambientais, no aumento da eficiência das cadeias produtivas e na melhoria das condições socioambientais no campo.