No Dia Mundial do Meio Ambiente, Pará ganha mais 11 mil futuras árvores

 plantio coletivo em todos os municípios faz parte da Semana do Meio Ambiente da Emater e da campanha multiinstitucional Junho Verde

05/06/2024 09h06 - Atualizada em 18/11/2024 21h18
Por Aline Miranda

Na manhã desta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Estado entrega à população mais de 11 mil futuras árvores nos 144 municípios paraenses. 

A Hora  do Plantar, na especificação do período entre 8h30 e 11h, significou um plantio simultâneo orquestrado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), como parte da III Semana do Meio Ambiente daquela Instituição.


Todas derivadas de doação - seja de entidades parceiras, seja da iniciativa privada -, as mudas de espécies amazônicas, a exemplo de castanha-do-pará, foram plantadas sincronizadamente pelas mãos da sociedade civil e com orientação dos especialistas da Emater em espaços como parques, praças e pátios de escolas públicas. 

O ato emblemático de plantio realizou-se no escritório central da Emater, em Marituba, na região metropolitana de Belém, conduzido pelo presidente do Órgão, Joniel Abreu.

Nas proximidades, ao mesmo tempo, mais equipes da Emater plantavam dentro do Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Metrópole da Amazônia, uma unidade de conservação ambiental cujo território abrange quatro municípios da Região Metropolitana: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Izabel.

“A ideia da Hora do Plantar Floresta é criar uma sensibilidade  e chamar a atenção da comunidade em geral para o equilíbrio ambiental, haja vista que as mudanças climáticas ocorrem em decorrência da falta desse equilíbrio. A Emater, empresa estratégica, por estar nos 144 municípios, e, tendo na sua pauta de trabalho a temática ambiental, faz jus a trazer o debate, a reflexão”, considera Joniel Abreu.


Semana do Meio Ambiente


De 4 a 7 de junho, sob o lema “Nosso Chão, Nossa Gente, Nossa Vida”,  a III Semana do Meio Ambiente da Emater visa a destacar pautas transversais, tais quais agroecologia e bioeconomia, no entendimento do desenvolvimento sustentável, e a concentrar debates sobre restauração da terra e sobre estratégias de combate à desertificação.


A programação iniciou nessa terça-feira (4), com uma exposição e feira de produtos da sociobiodiversidade, em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), na sede da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), em Belém. 

Ainda nesta quarta-feira (5), às 19h, no Porto Futuro, também na capital, o governador Helder Barbalho e o presidente da Emater participarão de cerimônia de recebimento de cadastros ambientais rurais (cars) e cadastros nacionais da agricultura familiar (cafs) por moradores da região do projeto da Avenida Liberdade.

No interior, as ações se promovem com diversificação: desde palestras e oficinas, até audiências públicas e coletas seletivas de lixo, além de concertos musicais e caminhadas ecológicas.  


Texto: Aline Miranda

Fotos: Divulgação