Estado entrega cadastros para produtoras rurais de Belém e Cotijuba, em ação do Dia da Mulher

08/03/2024 17h17 - Atualizada em 19/11/2024 15h07
Por

Foto: Divulgação

Mulheres agricultoras de Belém e da Ilha de Cotijuba receberam do Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), na manhã desta sexta-feira (08), em frente ao Mangueirão, na "Ação Cidadania para as Mulheres", uma programação alusiva ao "8 de março". O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan participaram do evento.

"São várias ações que permitem com que as mulheres deste Estado possam acessar políticas de Governo para melhorar as suas vidas, mas acima de tudo para que possam ter o empoderamento e a convicção de que não estão sós, que o Governo está ao lado de cada mulher para garantir os seus direitos", ressaltou o governador Helder Barbalho.

O CAR e o CAF dão acesso às políticas públicas no âmbito municipal, estadual e federal destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar. Receberam o CAR três agricultoras do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), que fica localizado na Ilha de Cotijuba.

"O CAR é muito importante para a legalização da nossa terra, além de nós dar segurança para termos acesso às políticas públicas e ajuda evitarmos problemas com leis ambientais. Assim este documento ajuda os agricultores familiares ribeirinhos a cuidar melhor da sua terra e garantir um futuro melhor para sua família", disse uma das beneficiadas da ação, a produtora Camila Barata do Espírito Santo, do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

O CAF foi entregue para duas agricultoras extrativistas da Comunidade da Ceasa, da Associação de Produtores da Terra Firme. O Governo do Pará já entregou mais de 70 CARs durante o final de 2023 e o início de 2024, numa força-tarefa realizada em Cotijuba. Mais de 100 CAFs foram entregues em todo o município, inclusive nas ilhas.

"Estamos felizes de participar de mais uma ação de cidadania do Governo do Estado. A Emater aqui presente representa mais ações que visam o fortalecimento da agricultura familiar, principalmente entre as mulheres que compõem o nosso público de atuação", ressaltou o presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu.

O CAF vai proporcionar acesso às políticas públicas voltadas à agricultura familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Já o CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel, e contempla dados do proprietário.

Foto: Divulgação

Ações - No estande da Emater na ação de cidadania, os visitantes puderam ver como funciona uma propriedade agroecológica, por meio da demonstração de uma maquete. Ainda foram feitas orientações com a distribuição de folders e cartilhas sobre o acesso às políticas públicas destinadas à agricultura familiar, por meio da emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), e como ter acesso ao crédito rural.

Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater