01/12/2021 11h17 - Atualizada em 25/04/2025 01h22 Por
Foto: Divulgação
Abaetetuba, norte do estado, sediou nos dias 29 e 30 de novembro, o Encontro Regional dos coordenadores locais da Emater-Tocantins, que abrange os municípios de Moju, Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Tailândia.
O objetivo foi orientar os coordenadores visando a melhoria e otimização dos serviço de ATER.
Foram ministradas palestras sobre as temáticas do SIGPLAN e PROATER.
O supervisor do Baixo Tocantins, Pedro Paulo Leão conduziu os esclarecimentos das dúvidas bem como explanou a importância da uniformização dos processos administrativos.
O Crédito rural foi analisado pelos agentes de financiamento. Na ocasião, foi repassado o conhecimento dos processos de crédito da Sicred, Caixa econômica , Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banpará.
O evento finalizou com uma avaliação do avanço dos temas e os encaminhamentos dos escritórios locais.
Os encaminhamentos foram: a construção do Proater 2022; Novas instruções para prestação de Contas inscrever como trabalho científico as atividades das Unidades de Referências; o fortalecimento das cadeias produtivas do Açaí, cacau e mandioca na Região.
As URT são: de Tailândia como Unidade de Observação em 8 cultivares de mandioca, visando obter resultados com as mais produtivas e de ciclo curto para atendimento na distribuição de materiais genético aos produtores locais; URT em tanques de piscicultura, em Cametá, como Unidade de Observação para servir como referência na Prática de criações de peixes; URT em cultivo de pimenta do reino utilizando tutor vivo de Gliricidia, em Baião.