Emater ressalta importância do período de defeso do caranguejo-uçá

23/01/2023 15h38 - Atualizada em 02/05/2025 14h41
Por

Iniciou neste domingo (22) e segue até esta sexta-feira (27) o primeiro período da "andada", ocasião em que o caranguejo-uçá deixa seu habitat para fins de procriação. O momento, que torna o crustáceo suscetível a captura, é protegido por lei, e neste contexto, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado do Pará (Emater-Pa) ressalta, em especial, às populações das regiões que têm entre as atividades produtivas econômicas o extrativismo, a importância de se respeitar o período para assegurar a sobrevivência da espécie.

 "Respeitar o período de defeso do caranguejo-uçá é muito importante para a sustentabilidade. Quando chega nos meses de janeiro, fevereiro e março, em geral na época da lua nova, esse animal sai para fazer suas 'núpcias', e fica facilitada a sua coleta, o que põe em risco sua reprodução e a continuidade da espécie, fonte de renda de extrativistas e de autossuficiência alimentar", destaca o técnico em pesca do escritório da Emater em Bragança, Leonardo Miranda. 

O escritório da Emater em Bragança integra o Regional de Capanema que responde pelo atendimento de 5 mil e 832 produtores rurais em 16 municípios (Augusto Corrêa, Bonito, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, |Primavera, peixe-Boi, Quatipuru, Salinópolis, São João de Pirabas, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, Tracuateua, além de Bragança) que têm entre suas atividades o extrativismo.   

O técnico Leonardo Miranda enfatiza que a Emater trabalha com o caráter educativo em ocasiões de visitas e eventos com as comunidades e que para denúncias podem ser procurados os escritórios do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade  (ICMBio) e as secretarias municipais de Meio Ambiente. No âmbito estadual, a  Agencia de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) também atua na fiscalização.  

De acordo com a Portaria SAP/MAPA N° 325, de 30 de setembro de 2020, é proibida a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e comercialização da espécie ucides cordatus, conhecido como caranguejo-uçá, no período da andada 2021/2024. 
 
Calendário do Defeso 2023: 
• 22 a 27 de janeiro 
• 21 a 26 de fevereiro 

• 22 a 27 de março  

Texto : Paula Portilho

Foto: Divulgação