12/08/2020 18h15 - Atualizada em 15/11/2024 21h57 Por
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), por meio da Coordenadoria de Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Codes) e em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou nesta quarta-feira, 12, a testagem para o novo coronavírus nos servidores lotados no escritório central, em Marituba, Região Metropolitana de Belém. Amanhã, 13, será a vez dos servidores do grupo de risco do regional das Ilhas, que compreende os escritórios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides.
Cerca de 200 testes rápidos foram disponibilizados neste primeiro momento. Na lista de prioridade estão os funcionários do grupo de risco e que desenvolvem atividades em home-office.
O processo para o teste se inicia com um questionário elaborado pela Sespa com perguntas ao servidor sobre se apresentou os sintomas da Covid-19, quais e se tem doenças preexistentes. Após, o servidor é encaminhado para realizar o teste, também, realizado por técnicos de enfermagem e enfermeiros da Sespa.
De acordo com Jaira Pimentel, do Núcleo de Recursos Humanos (NRH) da Emater, a testagem é necessária no cenário atual da pandemia. “O objetivo é dar segurança ao servidor e também reforçar que os cuidados quanto ao novo coronavírus continuam e precisam ser seguidos à risca. A preocupação tem que ser de todos''.
“A recomendação é continuar com os mesmos cuidados, como lavar as mãos, evitar aglomerações, usar o álcool em gel e respeitar o distanciamento social. Se precisar sair, use máscara e só tire se for preciso”, comentou Diego Cutrin, enfermeiro da Sespa e coordenador da ação.
A servidora Ana Lima conta que esta foi uma oportunidade para ‘tirar a dúvida’ em relação à infecção e elogiou a iniciativa. “Considero a ação muito positiva. Demonstra não só uma gestão eficiente, participativa, mas também preocupada com a saúde do servidor”.
A ação ainda será realizada nesta quinta-feira, 12, das 9h às 14h, no escritório central, em Marituba.
Foto: Veloso Junior