Em workshop, representantes de ambas as instituições detalharam as demandas mútuas
07/06/2024 09h08 - Atualizada em 18/11/2024 23h51 Por Aline Miranda
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está preparando um novo acordo de cooperação técnica (act) com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para contemplar demandas mútuas de educação continuada, pesquisa aplicada e divulgação científica em Santarém, no oeste do estado. A expectativa de assinatura é até o fim deste semestre, com validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois.
Os pormenores da parceria estão sendo articulados nestas quinta (6) e sexta-feira (7), durante o workshop Extensão Rural e Agricultura Familiar - Caminhos Possíveis para um Empreendedorismo Sustentável, com a participação de 18 especialistas da Emater e 12 professores da Universidade. O evento faz parte da programação da III Semana do Meio Ambiente da Emater, de 4 a 7 de junho, de realização em todos os municípios do Pará.
Alguns dos outros temas abordados são Turismo Rural e Agricultura Orgânica.
Semana do Meio Ambiente
Na Semana do Meio Ambiente em Santarém, a Emater Santarém já distribuiu mudas e sementes e implantou viveiros e canteiros, entre outras ações.
A partir de doação pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), a Emater entregou 160 quilos de sementes de feijão-manteiguinha para 80 famílias das comunidades Boa Esperança, Citoal, Guaraná, Henrique Mendes, Lavras e Perema.
Ainda, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jader Barbalho, no bairro Jaderlândia, 50 alunos entre 14 a 18 anos participaram da construção de viveiros de hortaliças com pneus velhos arrecadados em borracharias do município. Reciclado, o material agora comporta terra com adubo orgânico, com plantios de alface, couve e coentro.
“O que a gente está tendo a oportunidade de mostrar na Semana do Meio Ambiente na verdade é um trabalho histórico, enraizado e em constante desenvolvimento. A Emater em Santarém é uma atuação técnica, social, multidisciplinar”, pontua o chefe do escritório local da Emater em Santarém, Derlan Lira, pedagogo e técnico em agropecuária.