25/03/2024 07h44 - Atualizada em 18/11/2024 14h55 Por
Foto: Divulgação
Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado dia 22 de março, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará) promoveu uma oficina com 85 estudantes da rede municipal e estadual do município de Inhangapi. O objetivo da atividade foi transmitir aos alunos a importância do "plâncton" - um microorganismo aquático na vida no planeta. A ação foi realizada por meio do Escritório Local da Emater em Inhangapi.
"Os plânctons são microorganismos do ambiente aquático, sem eles o planeta desapareceria. Os plânctons são essenciais para a base da cadeia alimentar de todas as espécie humana e de outras espécies de ambiente aquático, além de contribuírem para a produção de oxigênio atmosférico", explicou o médico veterinário do Escritório Local de Inhangapi, Kenji Oikawa, especializado em piscicultura de água doce e em educação ambiental aquática para crianças e adolescentes.
Os 85 alunos, na faixa etária de 10 a 12 anos, são do 5° Ano Fundamental da Escola Estadual Aristides Santa Rosa e da Escola Municipal Orlando Marques da Piedade. Com o auxílio dos extensionistas da Emater, foi feita a coleta da água in loco no Rio Inhangapi. Os alunos participaram de todo o processo e puderam visualizar os plânctons através de microscópio.
"As crianças ficaram maravilhadas, pois nunca pensaram ter microorganismos tão pequenos em abundância. O Plâncton tem dimensão milimétrica; por isso, são vistos somente com o auxílio do microscópio. Na ocasião, os estudantes aprenderam sobre a importância da preservação do Plâncton no ambiente aquático e que ele faz parte da cadeia alimentar. Como microorganismos tão pequenos, os plânctons são as primeiras vítimas da degradação, por isso não podemos poluir a água", ressaltou o veterinário.
"Esses ensinamentos básicos nós transmitimos para as crianças, e que o lixo não é no rio e sim no local adequado para seu descarte", reforçou Kenji Oikawa.
A programação realizada com os estudantes faz parte do Programa em Defesa da Amazônia Pró-Pirá.
Posteriormente às análises, os participantes da ação responderam a um questionário. Os dados estão sendo avaliados pela equipe da Emater de Inhangapi e depois o resultado será apresentado aos alunos.
Texto: Sarah Mendes/Ascom Emater