Extrativistas de açaí e pescadores beneficiados terão a oportunidade de expandir suas atividades, adquirir equipamentos, implementar práticas sustentáveis e aumentar a produtividade
11/03/2024 17h45 - Atualizada em 18/11/2024 08h03 Por
Foto: Divulgação
Com incentivo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), cerca de 30 famílias ribeirinhas de pescadores e de extrativistas de açaí do município de Ponta de Pedras, estão aptos para acessar R$ 120. 000,00 em Crédito Rural por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) "Grupo B". A ação da Emater tem a parceria da Prefeitura Municipal e do Banco da Amazônia.
O escritório local da Emater, em Ponta de Pedras, intermediou o processo de reunião e documentação e o acesso ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e ao Basa digital.
"O esforço em conjunto tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento rural e promover a sustentabilidade na região com o acesso ao crédito agrícola e a assistência técnica, fortalecendo a produção agrícola da localidade", disse o chefe do Escritório Local de Ponta de Pedras, Martinho Morinaka.
Os produtores rurais beneficiados terão a oportunidade de expandir suas atividades, adquirir equipamentos, implementar práticas sustentáveis e aumentar a produtividade.
"A parceria entre a Emater e Basa está sendo muito importante e produtiva para a região. A assinatura dos contratos é um marco para nós. Conseguimos fazer 30 operações para atendermos 30 famílias da agricultura familiar no município, são R$ 120 mil que serão injetados na cidade. O intuito do Basa é estar bem presente neste setor que envolve a agricultura familiar. Nós parabenizamos e agradecemos a Emater por est trabalho, um trabalho árduo junto aos ribeirinhos e muito importante para que o financiamento chegue aos agricultores", destacou o gerente geral do Banco da Amazônia, em Ponta de Pedras, Heitor Abadessa.
No total, foram, beneficiados com a assinatura do contrato de cinco extrativistas produtores de açaí e 25 pescadores.
"Com este incentivo nós iremos poder fazer mais plantações para colher. Isso vai ser uma grande benção para nossas vidas. Que todos possam frutificar ainda mais em seus terrenos. Estou grata a Deus e a todos que nos ajudaram nesta ação", disse a produtora de açaí Elizabeth Morais.
“Estou muito alegre em ter conquistado este crédito, ele vai me ajudar em muitas coisas, principalmente na minha produção, pois eu poderei comprar meu material de pesca para eu poder dobrar a minha produção de camarão e de peixe. Esse crédito vai me ajudar muito, ele representa um investimento hoje, mas que no futuro, será sinônimo de uma renda maior, uma renda extra”, comemorou o pescador Nazareno de Melo Pereira.
Texto: Sarah Mendes/Ascom Emater