Emater incentiva avicultura em Santana do Araguaia

Retomando ações presenciais antes suspensas por causa da pandemia, o escritório local fará um levantamento na localidade Nova Barreira dos Campos 


foto: Newton Rosa (Ascom/Emater)

19/06/2020 14h29 - Atualizada em 17/11/2024 05h52
Por Aline Miranda

Semana que vem, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Santana do Araguaia, extremo sudeste do Pará, realizará um levantamento na localidade Nova Barreira dos Campos para retomar a estruturação da cadeia produtiva de avicultura, processo até então suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus.  

Em Nova Barreira vivem cerca de 500 famílias, cujas principais atividades são pesca artesanal no Rio Araguaia, horticultura e pecuária leiteira. Além disso, como a localidade é atravessada pela rodovia PA-411, muitos agricultores trabalham no comércio intenso da região e outros são funcionários de grandes fazendas próximas. 

A criação de galinha caipira, assim, desponta como diversificação, garantindo segurança alimentar e nutricional das famílias com carne e ovos e incrementando a renda a partir da venda do excedente produzido. 

Visitas

A ida da Emater às áreas de posses rurais seguirá as medidas preventivas em relação à covid-19: uso de máscaras e álcool em gel, distanciamento social e sem aglomerações. 

A expectativa é que, a partir de diagnósticos preliminares, pelo menos dez famílias passem a ser imediatamente acompanhadas quanto à criação de galinha caipira, recebendo orientações mais precisas sobre fatores como práticas de manejo e instalações adequadas.

“São agricultores que, há cerca de um ano, começaram na avicultura, mas por conta própria, sem suporte científico. Vamos identificar as tecnologias em curso e quais outras seriam promissoras, bem como entender o potencial do território e o mercado”, explica o chefe do escritório local da Emater em Santana, o engenheiro florestal Isac Raya, especialista na área ambiental.