Emater entrega equipamentos para dinamizar ações do 'Territórios Sustentáveis

São 12 notebooks e 12 GPS para o trabalho de campo dos técnicos extensionistas que integram o Grupo de Trabalho do Programa

06/10/2020 17h35 - Atualizada em 16/11/2024 13h02
Por

Para reforçar as ações de campo do Programa Territórios Sustentáveis (PTS), o Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), entregou equipamentos para as atividades das equipes na região do Xingu. São 12 notebooks e 12 GPS, que reforçam o trabalho dos técnicos integrando do Grupo de Trabalho do TS. Em agosto de 2020, a Emater já havia entregue 16 veículos, sendo 14 caminhonetes e dois sedãs. 

Os notebooks e GPS vão começar a ser utilizados na próxima ação prática do Territórios Sustentáveis. Os veículos são usados desde o dia 3 de agosto de 2020, quando começaram os trabalhos de campo na região do Xingu. A última ação do TS ocorreu nos municípios de Água Azul do Norte e São Félix do Xingu, encerrada no dia 1º de outubro. 

A presidente da Emater, Cleide Amorim, destaca a importância de se garantir a infraestrutura necessária para os técnicos que estão na linha de frente do TS. “É necessário dar condições de trabalho para quem vai estar no campo. Os técnicos conhecem a realidade e precisam de todo o suporte para realizar as atividades. Os notebooks e GPS são de última geração e serão essenciais para o desenvolvimento dos trabalhos”, explica. 

O supervisor regional da Emater de Conceição do Araguaia, Leandro Santos, enfatiza que os veículos chegaram para fortalecer a atuação da Emater. “É um investimento que vai melhorar a qualidade do serviço e garantir aos extensionistas rurais qualidade e conforto para executar as ações nos municípios de atuação do Programa. Foi um compromisso firmado e cumprido. Nós só temos a agradecer ao Governo do Estado”, enfatiza. 

Territórios Sustentáveis 

A Política de Territórios Sustentáveis é um dos pilares do macroprojeto “Amazônia Agora”, cujo objetivo é garantir avanços econômicos e sociais no campo sem degradar a floresta. O Grupo de Trabalho do TS é formado por diversas secretarias e órgãos que tratam sobre o setor produtivo e ambiental do Estado, com a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). 

Além da Emater, compõe o plano o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Serviço

No final deste mês de outubro, o TS volta a campo para iniciar uma nova fase, com a entregas de títulos, regularizações ambientais e outros serviços do programa. Enquanto isso, as inscrições continuam sendo feitas pelo site da Semas e nos polos da Adepará e Emater, nos municípios de Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu.