Emater comemora Dia da Árvore com distribuição de mudas frutíferas

Realizado aos pés de uma árvore frondosa nos jardins do escritório central, em Marituba, evento homenageou um dos símbolos da riqueza da floresta e da importância da preservação ambiental para a agricultura familiar


fotos: Newton Rosa (capa)/ Veloso Jr (interna)

21/09/2020 21h29 - Atualizada em 31/10/2024 18h00
Por Aline Miranda

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) comemorou esta segunda-feira, 21 de setembro, Dia da Árvore, com a entrega de mudas de açaí, bacaba, cupuaçu e pupunha para servidores.

As mudas foram doadas pela Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e a entrega foi realizada diretamente pela presidente da Emater, Cleide Amorim, para 25 servidores, em caráter simbólico, à sombra majestosa de um ipê em floração, nos jardins do escritório central, em Marituba, região metropolitana de Belém.

Organizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Codes) e pela Diretoria Executiva (Direx), a homenagem visou a fortalecer a reflexão acerca da importância da preservação ambiental e de projetos agrícolas baseados em exploração racional de recursos naturais.

“Estamos em processo contínuo de conscientização. É um dia de celebração da natureza. Ainda que o Pará não funcione sob estações climáticas padrão, é curioso como, à véspera da Primavera, as flores surjam. O caso é que, como extensionistas públicos, não podemos nos isentar nunca dos princípios de desenvolvimento sustentável”, pontuou Amorim.



A assessora da Presidência Liliane Carvalho recebeu uma muda de açaí, a qual pretende plantar no quintal da casa da mãe, em Belém, ou em um sítio de um amigo da família.

“É um presente muito bonito; significa vida e inspira para um dia a dia esperançoso e produtivo”, diz.