Realizado aos pés de uma árvore frondosa nos jardins do escritório central, em Marituba, evento homenageou um dos símbolos da riqueza da floresta e da importância da preservação ambiental para a agricultura familiar
fotos: Newton Rosa (capa)/ Veloso Jr (interna)
21/09/2020 21h29 - Atualizada em 31/10/2024 18h00 Por Aline Miranda
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) comemorou esta segunda-feira, 21 de setembro, Dia da Árvore, com a entrega de mudas de açaí, bacaba, cupuaçu e pupunha para servidores.
As mudas foram doadas pela Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e a entrega foi realizada diretamente pela presidente da Emater, Cleide Amorim, para 25 servidores, em caráter simbólico, à sombra majestosa de um ipê em floração, nos jardins do escritório central, em Marituba, região metropolitana de Belém.
Organizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Codes) e pela Diretoria Executiva (Direx), a homenagem visou a fortalecer a reflexão acerca da importância da preservação ambiental e de projetos agrícolas baseados em exploração racional de recursos naturais.
“Estamos em processo contínuo de conscientização. É um dia de celebração da natureza. Ainda que o Pará não funcione sob estações climáticas padrão, é curioso como, à véspera da Primavera, as flores surjam. O caso é que, como extensionistas públicos, não podemos nos isentar nunca dos princípios de desenvolvimento sustentável”, pontuou Amorim.
A assessora da Presidência Liliane Carvalho recebeu uma muda de açaí, a qual pretende plantar no quintal da casa da mãe, em Belém, ou em um sítio de um amigo da família.
“É um presente muito bonito; significa vida e inspira para um dia a dia esperançoso e produtivo”, diz.