Em Rondônia, Emater Pará defende criação do Fundo Nacional de Assistência Técnica

Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural segue até esta sexta-feira (22)

21/03/2024 07h55 - Atualizada em 18/11/2024 08h02
Por

Foto: Divulgação 

No dia Mundial da Agricultura, transcorrido na quarta-feira (20), uma equipe da Emater Pará esteve na 65ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), na município de Cacoal, em Rondônia. No evento, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará defendeu a criação do Fundo Nacional para o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Pública no Brasil.

Foto: Divulgação 

Foto: Divulgação

Para o presidente da Emater Pará, Joniel Abreu, a Ater pública é uma atividade essencial para o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar. "A relevância da Emater dentro dos encontros da Asbraer se dá pois é um fórum de debate em que se discute as perspectivas atuais e o futuro para a Ater pública, para o serviço de assistência técnica e extensão rural no país", disse ele.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

"É o fórum que discuti e leva as demandas, faz os encaminhamentos a nível nacional, e nós enquanto empresa estadual que também temos uma demanda que precisa por parte do Governo Federal de manifestação, é o momento que nós temos de alinhar essas ideias e também propor, apresentar propostas e no caso a Emater Pará sempre tem defendido, levantado a bandeira da nessecidade de se criar o Fundo Nacional para o serviço de Ater Pública Estadual e Pesquisa para a agricultura familiar. O Fundo Nacional é o que a gente entende que viabiliza e possibilita a reestruturação do sistema e garanta o seu pleno funcionamento", ressaltou o presidente da Emater Pará, Joniel Vieira de Abreu.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O encontro nacional da Asbraer iniciou no dia 18 de março e segue até esta sexta-feira (22). O diretor administrativo, Rosival Possidônio, também marca presença no fórum, assim como representantes da Emater, em todo o país; Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


Visitas Técnicas

O encontro nacional possibilitou aos participantes conhecer produtores que têm experiências exitosas que são desenvolvidas pela Ater pública. 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em um momento duas propriedades foram visitadas, uma de um produtor de laticínio que trabalha com iogurte e outro que trabalha com café.

Foto: Divulgação

Em outra atividades, os integrantes do encontro visitaram 4 propriedades, entre elas uma de terra indígena onde conheceram no local a experiência no cultivo de café e a rota turístico dentro da terra indígena, a atividade tem grande referência e reconhecimento nacional e internacional. Em outros locais foram apresentados processos desenvolvidos nas atividades do cultivo da banana, produção de café e de leite com o incentivo da Ater pública.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Plenárias 

Durante as plenárias foram desenvolvidos dois grupos de câmaras técnicas, um voltado para pesquisa de Ater e o outro voltado para o serviço de Ater Pública e regularização fundiária.


Nas duas câmaras a Emater Pará teve representantes que discutiram e deram encaminhamento de proposta nacional para que seja trabalhado por todo o sistema de Ater Pública no Brasil.


Texto de Sarah Mendes / Ascom Emater

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação