De janeiro de 2019 a abril deste ano, Emater elaborou 126 cars, com a parceria da Prefeitura e a tutela de um convênio com a Semas
28/06/2020 15h29 - Atualizada em 10/07/2025 01h32 Por Aline Miranda
Mesmo sob a pandemia do novo coronavírus, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Santarém Novo, nordeste paraense, encerra o primeiro semestre de 2020 com a marca de cadastramento ambiental de mais de 60% da área de agricultura familiar do município: já são 83, 97 km². A área cadastrável total de Santarém Novo é de 201, 82 km².
Os dados significam 126 cadastros ambientais rurais (cars) elaborados no período entre janeiro de 2019 e abril deste ano, com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semagri) e a partir de um convênio com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Cadastro Ambiental Rural
O car é um registro eletrônico e georreferenciado de sistematização nacional, instituído pelo Código Florestal Brasileiro (Lei Nº 12.651/2012).
O trabalho da Emater e Prefeitura nesse sentido vem sendo realizado desde 2014, mas tomou especial impulso a partir de 1º de janeiro de 2019, quando, por interpretação normativa, passou a ser regularização obrigatória para todos os imóveis rurais. Sem o documento, agricultores familiares não conseguem crédito e podem ser prejudicados quando da solicitação de aposentadoria rural, entre outros embarreiramentos.
A expectativa é que, com a adesão de Santarém Novo ao Programa Municípios Verdes (PMV), processo em fase de habilitação, os 39% restantes da área cadastrável do município sejam cobertos até o final de 2021.
“Os resultados expressivos que apresentamos de 2019 para cá se balizam pela intensa demanda do crédito rural e também pela pré-contextualização nas metas do PMV”, aponta o chefe do escritório local da Emater, o técnico agrícola Thomaz Wellington Silva.
Silva ressalta a existência da Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso, unidade federal de conservação, como reforço da conscientização ambiental: “O nível de conscientização dos agricultores aqui é bem satisfatório. Com o levantamento de campo inerente à emissão do car, identificamos que a maior parte das propriedades da agricultura familiar de Santarém Novo mantém as áreas de preservação permanente [apps], com áreas de campos naturais, igarapés, nascentes e rios. O passivo ambiental é mínimos e pode ser regenerado de forma natural”, resume.